sábado, 12 de outubro de 2013

Jeito de menina, talento de gente grande: Klara Castanho aproveita Dia das Crianças

Klara Castanho (Foto: Marcelo Correa)Klara Castanho e seu sorriso encantador (Foto: Marcelo Correa)
Jeitinho de criança com ares de pré-adolescente. Cruzar com a atriz Klara Castanho é garantia de momentos divertidos.  A menina, que acaba de completar 13 anos, é comunicativa, expressiva e cativante. Basta passar uma tarde com a intérprete de Paulinha, de Amor à Vida, para perceber o profissionalismo aliado ao jeitinho infantil de trabalhar enquanto se diverte.
Responsável por um dos temas mais tocantes da trama das 21h, Klarinha, como é carinhosamente chamada nos bastidores, se dedica para contar a história de uma criança que descobre que não é filha biológica do pai que a criou. Apesar de nunca ter passado por nada parecido, ela vem mostrando cada vez mais talento e tem deixado muita gente emocionada com sua interpretação. Enquanto treina para as cenas de patinação da personagem e se diverte, a atriz bate um papo com a equipe do site de Amor à Vida. Sob os olhares atentos da avó materna, que sempre a acompanha nos bastidores das gravações, Klarinha fala sobre sua vida e assuntos típicos de uma pré-adolescente.
CARISMA
Assim que chega na pista de patinação, Klara logo é rodeada pelos fãs. Simpática e bem educada, ela fala com todos: “As pessoas me conhecem como se fossem da minha família. Adoro o carinho que recebo,” diz, enquanto pega um bebê no colo para tirar uma foto. Pronta para patinar, a atriz conta que adora as brechas que tem no roteiro para treinar o esporte no gelo. Klarinha adianta ainda que pretende um dia comemorar o aniversário patinando com as amigas: “Estou treinando para isso”. Quando não está estudando ou gravando as cenas da novela no Projac, a atriz se diverte na companhia das amigas ou do irmão mais novo: “Gosto de vôlei e handball, e de jogar bola com meu irmão. Mas também gosto de ir ao shopping com a minha mãe e minhas amigas”. (Confira o making of da entrevista de Klara Castanho no vídeo acima)

CRESCENDO NA TV
A experiência de ficar famosa logo na infância não alterou em nada os sonhos de menina. Feliz com o reconhecimento do público e com o carinho que recebe, ela conta como é se relacionar com as amigas e como concilia as gravações com as tarefas escolares . “A gente aprende a viver assim. É um jeito de ser e de viver. Cada um nasce de um jeito e vive de um jeito”, brinca, para depois explicar: “Minha vida é normal. No colégio, tenho minhas amigas, frequento as aulas, faço as provas e fica tudo bem.” Mas se tem uma matéria que deixa a menina mais preocupada, é Matemática. Klarinha ri e admite que cálculos e contas não são seu forte. Por outro lado, ela domina os estudos de História e Geografia. Sobre maturidade, atribui à carreira o motivo para ser tão comunicativa: “Como sou atriz desde cedo, amadureci mais rápido do que muitas meninas da minha idade, mas estou meio verde ainda. Tem meninas da minha idade que usam batom vermelho, salto alto e minissaia. Sou mais neutra, uso um pouco de tudo”.

PRÉ-ADOLESCÊNCIA
A fase “mocinha” tem seus inconvenientes. Klara conta que o mais chato é ser tratada como criancinha pelos parentes que moram mais distante. Mesmo assim, ela acha graça quando as pessoas ficam em dúvida sobre sua idade. “Sou baixinha, mas já tenho 13 anos. É normal as pessoas ficarem na dúvida.” Prestes a deixar a infância, Klarinha é “mente aberta” ao falar sobre o universo que cerca uma pré-adolescente. “É uma coisa que todo mundo passa, então não tem que ter medo de falar. Todo mundo vai viver, todo mundo tem que saber, todo mundo tem que falar. Em casa, minha mãe sempre conversou comigo. Tudo que tenho dúvida é conversado.”

PREPARAÇÃO PARA A PERSONAGEM
A atriz costuma dizer que vive um meio termo. Parte madura e outra infantil, mas o suficiente para construir uma personagem delicada. “É um assunto complicado. A Paulinha vive um momento complexo e, para construir a personagem, fui atrás para saber como eu reagiria e como seria se fosse comigo.  ‘O que eu ia fazer?’, essa era a minha questão. Sou muito bem resolvida com meus pais. Se um dia surgisse isso na minha casa, de verdade, não sei se ficaria chateada com meu pai biológico.” (Veja cena emocionante)
Apesar de interpretar cenas difíceis, a atriz tira de letra os momentos de maior emoção. Chorar na frente de todos não chega a ser uma tarefa difícil, mas Klara confessa que fica inibida quando se concentra para uma cena mais forte. “Não consigo começar a chorar na frente de alguém. Depois tudo bem, mas quando o choro está no começo, acho que fico feia e vou para um cantinho do estúdio para dar início às lagrimas. Durante o choro não tem problema nenhum e o trabalho flui.”
Klara Castanho (Foto: Marcelo Correa)Klara Castanho se diverte nos bastidores do treino no gelo (Foto: Marcelo Correa)
CARREIRA
“Estreei na TV Globo aos oito anos. Era um sonho para mim. Entrava no Projac e sentia que era um mundo de fantasia”, conta lembrando-se da personagem Rafaela, em Viver a Vida (2009). Hoje, Klara traz no currículo quatro novelas, sendo duas no horário nobre. Apaixonada pelo que faz, a menina não sabe dizer se seguiria alguma outra carreira, mas afirma que pretende se dedicar ao trabalho na TV. Dona de uma bela voz, Klara surpreende cantando para a equipe do site da novela e mostra o potencial que teria como cantora também. Se ela seguiria a carreira? Klara afirma que não, mas admite que faria com alegria alguma personagem que cantasse. “Meu lance é ser atriz. Cantar me deixa com vergonha. Não consigo me imaginar gravando um CD.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário